28 DE JULHO – DIA DO AGRICULTOR

O Dia do Agricultor é comemorado anualmente em 28 de julho.

A data homenageia os profissionais que trabalham com o cultivo de “produtos da terra”, como frutas, hortaliças e vegetais. O agricultor é um dos principais motores da economia nacional, responsável por produzir alguns dos bens essenciais para o sustento do país.

Homenagem ao Dia do Agricultor

“O mais importante de suas conquistas é que elas rendam prosperidade e muito mais felicidade por hectare! Parabéns!”

“Construindo com qualidade uma agricultura forte, alimentando o mundo através de uma semeadura de dedicação e cuidado com o solo e com a vida. Cultivando amor pelo que faz e orgulhando a todos pelo que produz. Parabéns, Agricultor!”

“Quem prestigia o nascer do sol e produz imensidões para a multidão, sabe o verdadeiro valor de um amigo da terra!”

Leia mais

SAFRA E SAFRINHA: Diferenças, dicas e cuidados para o produtor

Por mais que esses termos pareçam um pouco confusos, eles estão associados às culturas anuais e têm relação à época do plantio e à expectativa de produção.

Aqui, vale lembrar que a produção agrícola ocorre ao longo de um ano, mas não necessariamente começa em janeiro e termina em dezembro. A verdade é que tudo vai depender da cultura a ser cultivada — então, nesse caso, o ano pode sim começar em julho e terminar em junho, por exemplo.

Dito isso, vamos entender mais sobre safra e safrinha?

O que é uma safra

Normalmente, a safra se refere ao primeiro ciclo de plantio e colheita — sendo, também, o mais lucrativo para os agricultores.

Aqui, o plantio é feito na época de chuva, que vai de outubro a dezembro, com condições climáticas que favorecem o desenvolvimento das culturas — temperatura, umidade e luminosidade.

É importante ressaltar que, geralmente, os produtores investem mais na safra, já que o potencial de produção e de retorno financeiro é bem maior.

E a entressafra?

A entressafra nada mais é que o período entre o fim da colheita principal e o início da próxima. É aqui que a fazenda deve ser organizada e preparada para a próxima safra.

O que é uma safrinha

Já a safrinha, que vem logo após a safra, tem seu nome no diminutivo porque, geralmente, a produtividade e a lucratividade são menores, principalmente pelas condições de luminosidade e os riscos de veranico.

Essa costuma ser uma boa alternativa para que o agricultor tenha recursos financeiros para poder trocar os negócios.

Milho safrinha

Ao falarmos em safrinha, o primeiro cultivo que pensamos é o do milho safrinha. Isso porque a produtividade média dessa lavoura é muito semelhante à da safra, sendo que a produção e a área plantada podem chegar até o dobro se comparadas com a safra.

Além disso, na safrinha, o ciclo do milho pode durar mais devido à baixa temperatura e luminosidade, e o plantio pode ocorrer entre janeiro e abril, logo depois da colheita da soja — mas isso depende muito da região.

Soja safrinha

Por mais interessante que pareça cultivar a soja na safrinha, é preciso tomar cuidado com alguns pontos.

Nesse caso, as condições de fotoperíodo, pluviosidade e temperatura não são as melhores — o que torna complicada a situação de pragas, plantas daninhas, insetos e doenças, principalmente por faltarem informações sólidas sobre a adubação da cultura nessa época.

Agora que entendemos como safra e safrinha funcionam, é muito importante dizer que é preciso ter um bom planejamento para que o plantio e a condução da lavoura sejam realizados de maneira eficiente.

E, por mais que a safra ofereça melhores condições e maiores produtividades, nem sempre é assim — como vimos o caso do milho, que costuma ter uma produção e tanto na safrinha!

Leia mais

FERTILIZANTES ORGÂNICOS

Fertilizantes

Fertilizantes, de acordo com a Embrapa, são todas as substâncias minerais ou orgânicas, naturais ou sintéticas, que fornecem um ou mais nutrientes para as plantas.

Os fertilizantes orgânicos, por sua vez, são todos os produtos de natureza fundamentalmente orgânica, obtidos por processo físico, químico, físico-químico ou bioquímico, natural ou controlado, a partir de matérias-primas de origem industrial, urbana ou rural, vegetal ou animal, enriquecidos ou não de nutrientes minerais.

Essas são apenas definições gerais do que são fertilizantes, mas dentro da categoria de fertilizantes orgânicos há diversos tipos, os quais você pode conferir a seguir:

 

– Tipos de fertilizantes orgânicos

Fertilizantes orgânicos simples

Os fertilizantes orgânicos simples são aqueles fertilizantes obtidos a partir de matéria natural vegetal ou animal como restos de folhas, esterco, entre outros; contendo um ou mais nutrientes de plantas.

Fertilizantes orgânicos do tipo misto

Os fertilizantes orgânicos do tipo misto são aqueles fertilizantes obtidos de matéria fundamentalmente orgânica, feitos a partir da mistura de dois ou mais fertilizantes orgânicos simples, contendo um ou mais nutrientes de plantas.

Fertilizantes orgânicos do tipo composto

Os fertilizantes orgânicos do tipo composto são aqueles fertilizantes produzidos a partir de processos físicos, químicos, físico-químicos ou bioquímicos, naturais ou controlados. Esses processos podem ser produzidos a partir de matéria-prima de origem industrial, urbana ou rural, animal ou vegetal, isoladas ou misturadas, podendo ser enriquecidos de nutrientes minerais, princípios ativos ou agentes capazes de melhorar as características físicas, químicas ou biológicas do fertilizante.

Fertilizantes organominerais

Os fertilizantes organominerais são aqueles resultantes da mistura física ou combinação de fertilizantes minerais e orgânicos.

Fertilizantes de lodo de esgoto

Os fertilizantes de lodo de esgoto são fertilizantes orgânicos compostos formados a partir de sistemas de tratamento de esgotos sanitários, que resultam em produtos de utilização segura para a agricultura orgânica.

Fertilizantes orgânicos de vermicomposto

Os fertilizantes orgânicos de vermicomposto são fertilizantes resultantes da digestão da matéria orgânica proveniente de restos vegetais, estercos e outros resíduos orgânicos pelas minhocas.

Fertilizantes orgânicos de lixo

Os fertilizantes orgânicos de lixo são obtidos pela separação da parte orgânica dos resíduos sólidos domiciliares e sua compostagem, resultando em produto de utilização segura na agricultura e atendendo aos limites estabelecidos para contaminantes.

Para esse tipo de fertilizante também podem ser utilizadas as técnicas de vermicompostagem ( técnica que utiliza minhocas, higiênica e segura) ou compostagem seca.

Mas o melhor é que você pode reduzir cerca de 60% do seu lixo doméstico produzindo fertilizantes orgânicos em casa, até mesmo se você mora em apartamento. Além disso, a técnica da compostagem do lixo orgânico ou da vermicompostagem (que ajuda a acelerar o processo da decomposição pelos micro-organismos) ainda contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa como o gás metano.

Leia mais